domingo, 3 de abril de 2011

Aula de BD do dia 04/04/2011 --> Turma INFO II - 01

Aula de 04/04/2011

Relacionando Tabelas no Access

Na aula de hoje, vamos relacionar duas tabelas, simulando um Controle de Matrículas. Para tanto, vamos criar duas tabelas:

1)Clique em Iniciar  Programas  Microsoft Access
2) Clique em Banco de dados em branco.
3)Salve o banco de dados com o nome de Escola
4)Vamos clicar em Tabelas  Criar tabela
A tabela terá os seguinte campos:
Matricula, texto, 8
Nome, texto, 50
Data de nascimento, data/hora
Sexo,texto,1
Natural,texto,20
Nacionalidade,texto,20
Pai, texto, 50
Mãe, texto,50
Endereço completo, texto, 50
Bairro,texto,20
Cidade, texto,20
Estado,texto,2
Telefone,texto,20
Turma,texto,7
5) Defina o campo matricula como chave primaria. Salve a tabela com o nome de tab_aluno.
6) Clique novamente em Tabelas Criar tabela. Esta tabela conterá as turmas existentes na escola.
Turma,texto,7
7) Defina o campo turma como chave primária.
8) Salve da tabela com o nome de tab_turma

9)Clique em Ferramentas de Banco de Dados Relações
10) Insira as duas tabelas criadas, tab_aluno e tab_turma
11) Clique no campo turma da tabela tab_turma e arraste com o mouse até o campo turma da tabela tab_aluno.
11) Selecione a opção de referência um – para – muitos e clique em ok.

12) Agora vamos para os formulários pra a inserção de dados. Clique em Formulários Criar formulário pelo assistente. Escolha a tabela tab_turma. Salve o formulário como Form_turma

13) Repita o procedimento agora escolhendo a tabela tab_aluno e salve o formulário como Form_aluno.

14) De um duplo clique no formulário Form_turma e insira duas registros, podendo ser por exemplo, INFOII-01 e INFOI-02. Feche o formulário
15) Clique no formulário Form_aluno e Clique com o botão direito do mouse sobre o formulárioe selecione o modo desing.
16) Vá até o campo Turma e clique com o botão direito do mouse, selecionando a opção Alterar para ... escoha Caixa de Combinação.
17) Clique novamente com o botão direito do mouse sobre o campo turma, que agora passou a ser uma caixa de combinação e selecione propriedades. Abrirá uma janela com as propriedades deste campo. Selecione opção dados. 18) Vá até o item origem da linha e escolha a tabela turma.

Pronto, suas tabelas estarão relacionadas, onde basta clicar no formulário o campo turma, que ele mostrará todas as turmas cadastradas na tabela tab_turma.

19) Crie um relatório que mostre todos os dados do aluno matriculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário