segunda-feira, 18 de março de 2013

Antes que o mundo acabe - o filme



Um adolescente de classe média, Daniel, vive numa pequena cidade brasileira com a mãe, a irmã e o marido da mãe. Ele não conhece o seu pai biológico. Tem com a namorada, Mim, um relacionamento que não o faz se sentir nem um pouco seguro. Mim é uma garota autônoma, tem seus planos, sua banda, e não sabe se deseja ser “namorada”. O melhor amigo de Daniel é Lucas.
Mim, Lucas e Daniel estudam no Colégio Santa Bárbara, uma escola de padres que só vai até a oitava série. Quando terminar o ano os três têm que fazer suas primeiras escolhas: onde continuar estudando, ir para uma escola pública, estudar numa cidade grande para ter melhores oportunidades ou fazer o seminário, que é de graça?

Lucas estuda no Santa Bárbara por meio de uma bolsa de estudos e no momento em que a história começa, Lucas é o principal suspeito de um roubo que ocorreu no laboratório da escola. Daniel tenta ajudar a desfazer o engano, mas não consegue. Mim briga com Daniel. Lucas começa a namorar Mim. Maria Clara, a irmã pequena, sempre atenta, observa os personagens que passam pela sala de estar onde se encontra durante todo o filme. Ninguém lhe dá importância, mas é ela quem consegue olhar de fora, narrar e criticar esta história. O que deixa Daniel ainda mais irritado. 

E, enquanto se vê completamente enredado por questões que para ele já parecem constituir um sistema suficientemente problemático, Daniel encontra algo novo: um envelope. É uma carta de seu pai biológico. Este é o novo fator desconhecido a ser enfrentado por Daniel, somado a todos os problemas que já parecem ser suficientes para ver seu mundo desmoronando. 

Após resistência inicial, Daniel lê o que o seu pai tem para dizer. Descobre que o pai é fotógrafo, que envia a ele cartas e fotos. Ele fica sabendo dos motivos que levaram o seu pai a não conviver com a família, fica sabendo que o pai foi fotógrafo correspondente de guerra, e que agora pertence a uma entidade internacional que se chama Antes que o Mundo Acabe. Uma entidade que se dedica a registrar e documentar as diferentes culturas do mundo que estão sofrendo o risco de desaparecer, sob o impacto da globalização acelerada.  

Através das cartas o pai se apresenta e se justifica diante do filho e do mundo. O filho, após um período de dúvidas sobre o que fazer, passa a responder ao pai, mas da mesma forma: através de fotos. Daniel passa a olhar ao seu redor. Desse olhar surge uma percepção mais intensa do que o cerca. Ele transforma esse olhar em fotografias, que envia ao pai, e assim se constrói o diálogo dos dois, a partir de fotos tiradas por cada um, e que retratam as suas realidades.

Ao mesmo tempo, as crises que existiam no pequeno mundo de Daniel se intensificam. Lucas é expulso da escola, por conta do que acreditam que ele fez. Mim, a namorada ou ex-namorada, não sabe se quer ficar com Daniel ou com Lucas. 
E, em meio a todas essas questões, Daniel é chamado a realizar suas primeiras escolhas adultas, agora, mais atento, mais lúcido e mais crítico sobre o enorme mundo que o cerca. 
ANTES QUE O MUNDO ACABE é uma história de um reencontro de um pai com um filho, é história de um rito de passagem, é a história da descoberta de que o mundo é muito maior do que a gente pensa, principalmente quando somos adolescentes.

Atividades...
Você que assistiu ao filme e também leu esse resumo do mesmo, agora é hora de você expor suas ideias em relação ao tema abordado.
1) Escolha um dos conflitos vivenciados por Daniel e elabore um texto explicando o que você faria se fosse ele.Utilize a caixa de comentários deste blog, ao término coloque o seu nome e turma. 

2) Imagine você sendo um fotógrafo como o Daniel, escolha uma foto/imagem que faça um pequeno texto sobre o que ela(a foto/imagem) representa para você. Esta foto que você escolherá, fará parte de uma exposição na escola.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para finalizar reflita, sobre as 10 dicas para você pensar bem sobre suas atitudes...



Dicas para você ser um ótimo adolescente na escola
1° Dica : Sempre antes de você ir para escola estude,pelo menos um pouco...
2°Dica: Nada de conversar com seus colegas dentro da sala de aula antes de terminar as lições...
3°Dica: Sempre respeite o professor mesmo quando ele for chato, o comprienda colocando-se no lugar dele...
4° Dica:Sempre faça suas lições de casa...
5° Dica: Não falte muito na escola só falte se for importante mesmo porque hoje você pode ter preguiça de estudar e acha que não vale nada mais la na frente você ira ver todos os seus amigos cursando faculdades e trabalhando em ótimas empresas enquanto você trabalha de auxiliar de limpeza( Sem desvalorizar as tias da limpeza pois também é um trabalho honesto e ótimo...
6°Dica:Sempre respeite as regras da escola...
7°Dica:Não vá na cabeça de seus amigos quando eles te chamarem para bagunçar (pois quem vai na cabeça dos outros e piolho)...
8°Dica:Ajude seus amigos...
9°Dica:Não brigue na escola com seus amigos e colegas pois violência gera violência...
10°Dica:Por favor obedeça seus pais (Pois eles querem o melhor pra você,obedeça os professores e o pessoal da escola pois todo mundo gosta de respeito aposto que até você,e obedeça as regras acima tá ok...




10 comentários:

  1. O Roubo da Namorada
    Quando Lucas rouba a namorada de Daniel (Mim).
    Se eu fosse o Daniel eu dava um tiro na cara do Lucas, além de ter roubado a namorada do coitado (que não tem pai), Lucas rouba o laptop da escola.
    E dava também um tapa na cara da Mim, aquela retardada mental.

    Pedro Vitório, 8°Ano

    ResponderExcluir
  2. Acho que se eu fosse o Daniel,numa situação como a que ele passou,
    que foi a de não ter muito contato com o seu pai biológico, acho que de cara eu ficaria igual a ele,talvez ate com um pouco de raiva,mas não deixaria de manter o contato com ele. Apesar de no inicio ele não estar querendo abrir a carta do seu pai, logo depois foi mantendo mas contato com ele, procurando sempre estar do lado do meu pai
    porque os pais são as melhores pessoas que podemos confiar,apesar de tudo que formos passar eles estarão do nosso lado.

    Dupla:João pedro Dutra e Mylenna. 8°ano

    ResponderExcluir
  3. O conflito escolhido foi o conflito com sua namorada a Mim.Na opinião de Debora ela faria as pazes com o Lucas e com a Mim.Na minha(Matheus de Siqueira de Oliveira) opinião informal eu iria agredir o Lucas e sequestrar a Mim,pois ela seria o amor da minha vida e jogaria ela de um penhasco,pois ela me(Matheus de Siqueira de Oliveira)traiu com o Lucas.

    Débora dos Santos e Matheus de Siqueira
    8°ano

    ResponderExcluir
  4. Ele não conheceu o pai, sempre viveu com sua mãe seu padrasto e sua irmã, quando sua vida começa a tomar forma e ele passa a ter que tomar decisões sobre sua vida, no meio desse conflito se pai biológico lhe envia uma carta, com fotos e dizendo como ele está e aonde está.
    Algum tempo depois de aceitar que não conheceu seu pai passa a responder as cartas da mesma forma que ele as manda.

    Na minha opinião eu também responderia as cartas mais com certo receio de que num futuro próximo me decepcionaria com ele ou o perderia.

    Izis Mota.

    ResponderExcluir
  5. O conflito escolhido foi o "roubo" de sua namorada. Na opinião de (Emanuelly), o Daniel não deveria ter desculpado a Mim e o Lucas, porque isso se chama traição, entre eles que são todos amigos e a Mim que era sua namorada. Na opinião de (Cássio), o Daniel também não deveria desculpar a Mim, pois o deixou para ficar com seu melhor amigo, dando a entender que a menina realmente não gostava tanto assim do Daniel e sim do Lucas. Uma vida bem complicada a dele.

    Emanuelly Dias, Cássio Giovanni.
    8º Ano.

    ResponderExcluir
  6. Daniel perdeu sua namorada Mim para seu melhor amigo Lucas. Nos achamos que Lucas não deveria ter feito isso com o pobre do Daniel,sem contar que roubou o laptop da escola e não ter assumido
    a culpa deixando Daniel se sentindo culpado.
    E Mim deveria ter vergonha na cara por ter traído Daniel com seu melhor amigo.
    Maria Gabriela e Luiz Henrique.
    8º Ano

    ResponderExcluir
  7. Ele não conheceu o pai. Que deixou a mãe gravida.
    Se eu fosse o Daniel, seguiria com a minha vida e tentaria saber o máximo sobre meu pai biológico e o por que ele havia deixado a mãe. E eu iria querer conhece-lo pessoalmente.Queria saber como foi a vida dele antes de me enviar as fotos e as cartas...Ficaria também muito curioso em saber se ele, teve algum relacionamento com alguma outra mulher alem da minha mãe, antes ou depois.

    Jéssica e João Matheus 8° ano

    ResponderExcluir
  8. Conflito 1#: Entre Daniel é que nunca viu seu pai, e ele mora distante... Seu pai faz videos e é fotografo, e envia fotos tiradas por ele. Ele pensa um dia em ainda poder ver o pai.
    Conflito 2#: A sua namorada indecisa em seu namoro com Daniel, e a traição dela com seu melhor amigo. (obs: Traição não tem perdão)
    Conflito 3#: O roubo que foi cometido e julgado erradamente por Daniel, pelo caso dele ter pensado que o amigo dele não tinha roubado o computador, mas afinal de contas ele tinha pego porem não conseguiu devolver a tempo, pois a Mim tinha composto uma musica para ele.

    Alunos: Igor n°6 Vitória n°17 Turma. 8° ano

    ResponderExcluir
  9. Conflito 1#: Entre Daniel é que nunca viu seu pai, e ele mora distante... Seu pai faz videos e é fotografo, e envia fotos tiradas por ele. Ele pensa um dia em ainda poder ver o pai.
    Conflito 2#: A sua namorada indecisa em seu namoro com Daniel, e a traição dela com seu melhor amigo. (obs: Traição não tem perdão)
    Conflito 3#: O roubo que foi cometido e julgado erradamente por Daniel, pelo caso dele ter pensado que o amigo dele não tinha roubado o computador, mas afinal de contas ele tinha pego porem não conseguiu devolver a tempo, pois a Mim tinha composto uma musica para ele.

    Alunos: Igor n°6 Vitória n°17 Turma. 8° ano

    ResponderExcluir
  10. Ele não conheceu o pai, sempre viveu com sua mãe seu padrasto e sua irmã, quando sua vida começa a tomar forma e ele passa a ter que tomar decisões sobre sua vida, no meio desse conflito se pai biológico lhe envia uma carta, com fotos e dizendo como ele está e aonde está.
    Algum tempo depois de aceitar que não conheceu seu pai passa a responder as cartas da mesma forma que ele as manda.

    Na minha opinião eu também responderia as cartas mais com certo receio de que num futuro próximo me decepcionaria com ele ou o perderia.

    Izis Mota.

    ResponderExcluir