segunda-feira, 1 de março de 2010

TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO

TECNOLOGIA NA ESCOLA: POR QUÊ?

Instituições educacionais não existem no vácuo. Elas são influenciadas pelos eventos sociais que constantemente ocorrem em torno delas. Os recentes avanחos no ambiente de trabalho, o crescente retorno dos adultos ao ambiente educacional - formados pela necessidade de educação continuada e as tendências econômicas estão forçando as instituições educacionais a mudarem.
(TREUHAFT Jack, Changes in Education¬www.algonquincollege.com/edtech/change.html)

É dentro da perspectiva do inter-relacionamento escola-sociedade, das mudanças sociais e da necessidade de a escola ajustar-se a elas que entende¬mos o importante papel que a tecnologia e, em especial, as tecnologias da informação e comunicação tem a desempenhar na estruturação de uma educação sintonizada com as demandas mais atuais.

É preciso revisitar o passado para entender o presente e vislumbrar o futuro das íntimas relações existentes entre sociedade, tecnologia e escola. No excelente livro As Tecnologias da Inteligência, Pierre Levy, um dos principais estudiosos dos impactos sociológicos das novas tecnologias, apresenta-nos um amplo cenário das transformações por que pas¬sou a humanidade, desde os seus primórdios, e que serve de pano de fundo para esta introdução.

A sociedade humana já foi ORAL. Naquele tempo, a tecnologia para preservação e transmissão do conhecimento e da cultura era a palavra, e a metodologia, a repetição. Sentados ao redor da fogueira, os membros da tribo escutavam histórias, repetidas ad infinitum pelos anciãos. Se fossemos representar graficamente a sociedade oral, o melhor símbolo seria o círculo. O conhecimento existente - as tradições e os mitos - circulavam conti¬nuamente através da repetições.

Chegou o tempo da sociedade ESCRITA. Com a possibilidade de se registrarem os fatos, podia-se avançar, uma vez que a memória mítica não corria mais o risco de se perder, por estar definitivamente gravada. A escrita passa a ser o instrumento tecnológico para a preservação e transmissão do conhecimento, e a linha, a linearidade e a cronolo¬gia - uma coisa depois da outra - passaram a ser a metodologia.

Entramos, em seguida, na era DIGITAL. Pela transformação de átomos em bits, a capacidade de armazenamento de informações multiplicou-se astronomicamente. A quantidade de conhecimento produzido dobra em espaços cada vez mais curtos de tempo. As gerações mais novas passam a raciocinar hipertextualmente, confrontando explicitamente a lógica tradicional, a linearidade e a cartesiana. Paralelamente, descobre-se que as pessoas aprendem de formas diferentes – os aprendizes podem ser auditivos, visuais ou cinestésica e que há múltiplas formas de ser inteligente. - o advento da Internet - a rede que interliga os computadores mundiais - os depósitos de informação transformam-se em vasos comunicantes.


Diferentemente do que ocorria nas duas formas anteriores de sociedade, na sociedade digita mais se espera que as pessoas sejam capazes de apenas memorizar e reproduzir textualmente informações que Ihes foram passadas através palavras e da escrita. Até porque, no passado era possível guardar na memória o acervo informacional, pois a quantidade de informações crescia aritmeticamente. Nos últimos 50 anos, vivemos um verdadeiro big-bang informacional, em que o crescimento da quantidade de informação se dá exponencialmente.

Depois de passar pela sociedade agrária e pela sociedade industrial, encontramo-nos hoje na socie¬dade do conhecimento, em que o grande gerador de riqueza passa a ser o próprio conhecimento em substituição à terra e ao capital, molas propulsoras dos dois modelos anteriores de sociedade.

Muitas são as definições possíveis de conhecimento, mas a que nos parece mais adequada contexto educacional, é a que o coloca como “Informação transformada em capacidade de ação efetiva” (European KM Forum), ou seja, a capacidade de aplicar a informação a um trabalho ou a resultado específico. O conhecimento tem, porta por matéria-prima a informação (trabalhada, significada e transformada em ação, e esta é sua vez, o fruto da combinação significativa de dados (nesta perspectiva, preferimos, por mais abrangente, a denominação sociedade do conhecimento e não sociedade da informação, como a era atual é também conhecida).

Em sua formulação dos Códigos Modernidade, o grande educador Colômbia Bernardo Toro destaca, entre as capacidades e (Competências mínimas para a participação produtiva século XXI: capacidade para localizar, acessar e melhor a informação acumulada.

Num futuro bem próximo, não será possível ingressar no mercado de trabalho sem saber localizar dados, pessoas, experiências e, principalmente sem saber como usar essa informação para resolver problemas. Será necessário consultar rotineiramente bibliotecas, hemerotecas, videotecas, centros de informação e documentação, museus, publicações especializadas e redes eletrônicas.
(in: http://www.escola2000.org.br/pesquise/texto/textos_art.aspx?id=2)

30 comentários:

  1. com certeza a tecnologia é indispensavel hoje para a formação do saber. Com o avanço da tecnologia facilita a busca de informações mostrando varias fontes e enrriquecendo todas as pesquisas.

    Aguinaldo P. e Marcos Felipe v.

    ResponderExcluir
  2. Comentário 1: A sociedade humana passou por diversar formas de organização de seu conhecimento e cultura. num primeiro momento a comunicação era oral, onde nos sentávamos em volta da foguerira e passávamos nossos conhecimentos adiante pela repetição. posteriormente, passamos à comunicação escrita, que nada mais é do a representação gráfica das conversas em volta da fogueira. contemporâneamente, estamos vivenciando uma cominicação mais abrangente, não que a escrita tenha sido abandonada ou que a rodinha em volta da fogueira tenha se dissipado por completo. A era digital dos dá suporte para ir mais além, conquistar formas diferentes de aprender e vislimbrar inúmeras formas de inteligência.

    ResponderExcluir
  3. Comentário 2: Em contrapartida, não conseguimos nos desvincular dos antigos modos de ensinar. A tecnologia avança exponencialmente mas nossos reflexos perante a demanda andam em carroças. O modo arcaico de "quadro e giz" inflinge uma metodologia que não mais condiz com a sociedade do conhecimento. Essa é a grande questão: transportar para o mundo real e urgente e para a sala de aula toda a teoria dissertada a respeito de Educação X Tecnologia. Talvez a solução seja mesclar nossos vários modos de aprendizado: o círculo, a representação gráfica e o mundo digital.

    ResponderExcluir
  4. Bruna Yasmin e Priscilla Barros1 de março de 2010 às 14:28

    De acordo com nossa vivência como estudantes universitários percebemos que o uso da tecnologia no aprendizado além de facilitar, permite maior fixação do conteúdo e formas diferentes de aprender. Devido maior acesso à conteúdos diversos disponibilizados na rede podemos compartilhar opiniões experiências.
    Como citado no texto, a era digital permite um acúmulo de conhecimentos que antes eram perdidos parcialmente devido ao fato de vivermos em uma era escrita e oral.
    A tecnologia nas escolas não refere-se apenas ao uso de computadores nas salas de aula mas sim à pesquisas realizadas para maior entendimento e maior esclarecimentos do conteúdo em questão.

    ResponderExcluir
  5. A tecnologia nas escolas é muito importante, porém temos poucos profissinais qualificados pra fazer a introdução deste método. O que infelismente nos deixa muito triste, pois devido a estas mudanças encontramos muitas pessoas determinadas a voltar as escolas pra se qualificar e pessoas correndo atras pra se requalificar. Vale resaltar, que seria muito importante que estas mudanças já iniciasse nas séries inicias, assim estes alunos estaria sempre acompanhando os avanços tecnologicos.

    Karina Angélica e Marcela Godinho

    ResponderExcluir
  6. No mundo em que vivemos atualmente é sem dúvida que o uso de tecnologias na escolas seja imprescindível, pois os nossos alunos vivem numa sociedade, onde interagem o tempo todo com tudo que os rodeia, afinal são seres históricos e sociais.
    A escola por muito tempo resistiu ao uso de tecnologias, mas na grande era da informação ficou cada vez mais difícil falar que a "vovó viu a uva" e o aluno usar essas informações para o seu dia-a-dia.
    Mas, é sabido também que muitas escolas já trabalham com tais recursos tecnológicos, mas que apesar disso, muitos profissionais não estão capacitados para transformar esses recursos em ferramentas pedagógicas, adequando aos planejamentos escolares. Mas, também existem muitas escolas que já conseguem realizar grandes trabalhos com apenas um único foco: priorizar a aprendizagem de seus alunos.
    Para que esses recursos tornen-se benéficos ao espaço escolar é preciso se ater ao grande objetivo do seu uso no contexto escolar, ou seja, vê-lo como um dos instrumentos que pode facilitar a aprendizagem do alunado e de toda a equipe técnico-pedagógica, e rever sempre que possível a segurança do aluno com o seu uso.
    Joyci C.C. Farias

    ResponderExcluir
  7. A informática, aliada à Internet, trouxe para a sociedade novas possibilidades de se trabalhar com o conhecimento. Na rede mundial são oferecidas informações na forma de textos, imagens, sons, videos, oferecendo um ambiente cada vez mais estimulante e interativo. Todas as mídias podem ser encontradas hoje no mesmo local.

    A quantidade e velocidade dos dados também é impressionante. Para um mesmo assunto, pode-se encontrar numa busca rápida, diferentes pontos de vista, críticas, contestações, constituindo-um grande exercício de análise e raciocínio. Pessoas cada vez mais reunem-se em comunidades para debater sobre interesses comuns, temas polêmicos.

    Como o texto ressalta, toda essa onda tecnológica está ajudando a construir a sociedade baseada no conhecimento. Porém, milhões de pessoas ainda não possuem acesso à essa realidade e muitas vezes quando possuem , não sabem utilizá-la a seu favor.

    Daí os problemas dos golpes eletrônicos, o uso da propriedade intelectual de outrem sem autorização, a reprodução de informações de fontes duvidosas, a falta de privacidade...

    É necessário que a democratização digital venha acompanhada da educação para o uso dessa nova possibilidade de comunicação, que sem dúvidas é algo que veio para ficar e transformar as nossas vidas definitivamente.

    Priscila e Marcela (Biologia 6º período).

    ResponderExcluir
  8. Muitos vêem a tecnologia como um fato atual, porém desde sempre o ser humano vem inovando, criando ou até mesmo reformulando coisas que já existem para faciliatr o seu dia-a-dia.
    Apesar de termos tantos métodos tecnológicos, muitos de nós ainda não sabemos utilizá-los, na educação, por exemplo, a informatização já chegou aos alunos, mais muitas da vezes o próprio professor não tem o domínio dessa nova tecnologia, sendo assim disperdiçado todo o avanço, pois de que adianta um computador se no Brasil muitos não sabem ler e quando sabem não interpretam nem o que sabem.
    Efim, a tecnologia, no caso da informatização, é muito importante sim, para a facilidade da rapidez com que as informações chegam as pessoas, possibilitando que qualquer pessoa adquira o conhecimento. Desde que saibamos utilizá-la a tecnologia é sim um instrumento essencial para as nossas vidas.

    Aline Rodrigues Ribeiro

    ResponderExcluir
  9. Podemos analisar a importância do texto na atualidade,comprovando a utilização da internet e o avanço da tecnologia em todos os ramos da sociedade facilitando e agilizando as atividades diárias tanto de estudantes como de profissionais de todas as áreas.Apesar do acesso a tecnologia não ser igual em todas as classes sociais,há um esforço do governo para tentar aumentar o acesso á informatica nas escolas e um esforço muito maior dos professores para se atualizarem no uso da informatica que muitas vezes os alunos dominam com mais facilidade.

    Gabriela e Grace.

    ResponderExcluir
  10. Achei o texto muito bom,com uma linguagem bem realista, bem próximo de tudo que nossa sociedade está vivendo, mesmo sabendo que ainda há pessoas que vivem um paradigma quando o assunto é qualquer coisa que trate de informática, computador etc...
    Mas como o texto fala, não tem jeito, temos que nos adequar a essa realidade, mesmo com diferenças sociais muito marcante entre as pessoas, acho que essa desigualdade na educação é o que mais atrapalha o avanço tecnológico escolar. Não posso deixar de citar que a internet por incrível que pareça distância um pouco as pessoas, pois conversar com alguém diretamente, a troca de olhares, a informalidade, também contribuem para o aprendizado, para o crescimento como pessoa. Em fim acho que toda essa tecnologia tem seu lado bom e ruim,só nos resta aguardar.

    SIMONE VALADÃO

    ResponderExcluir
  11. Acredito que a tecnologia seja sim, extramamente útil pra a educação, mas é necessário que seja usada de maneira adequada. Em uma pesquisa por exemplo, o que poderia levar dias sendo pesquisado em uma biblioteca (ou em várias) é encontrado em apenas minutos na internet. Um texto para ser redigido antigamente dava muito mais trabalho( anteriormente datilografado, e mais antigo ainda, escrito à mão), um erro em um documento importante e o trabalho estava perdido. Hoje com a facilidade que temos com programas específicos, um erro é corrigido simplismente com o apertar de uma tecla. Isso, pra educação é um bom adianto, como também pode ser um bom atraso, com todos os corretores ortográficos, e Ctrl C - Ctrl V. É preciso que a tecnologia seja usada como um instrumento auxiliador e não como uma 'máquina' que pode pensar por você!

    BARBARA MUNIZ

    ResponderExcluir
  12. Ferlagos
    Cabo Frio, 01 de março de 2010.
    Aluna: Monique MAcedo
    Periodo: 6º - Licenciatura em Biologia

    É fato que a cada dia se há novos avanços tecnológicos em diversas áreas e na educação não poderia ser diferente.
    A escola precisa acompanhar tais avanços, para que possa preparar de forma mais completa um individuo não só para o mercado de trabalho mas em diversos outros aspectos da sua vida social. Uma vez que hoje estamos vivenciando a era da tecnologia e seus variados avanços. Mas não podemos deixar de resgatar com certeza, como foi falado no texto, o nosso passado, pois, com ele temos a bagagem da era oral e da escrita que nos proporcionou tais avanços que temos hoje.
    É indiscutivel que o homem possui uma vasta capacidade de aprendizagem e de se aperfeiçoar com o que foi aprendido nas experiências que vivencia no seu cotidiano. Assim, podendo acumular tais conhecimentos. Mas hoje, devido a todos esses avanços, colaboraram para a amplitude das informações e tambem para a utilixação como suporte nessa aprendizagem.
    Enfim, a cada dia novas descobertas são feitas, a fim de ampliar os nossos conhecimentos e a escola deve fazer parte dessa transformação e passagem desses conhecimentos para aqueles que a cada dia busca se aprimorar nessa nova era - a digital.

    ResponderExcluir
  13. o comentário acima foi postado por

    Barbara Muniz tem paricipação de Felipe Vieira.

    ResponderExcluir
  14. A TECNOLOGIA É UMA FERRAMENTA MUITO IMPORTANTE PARA A EDUCAÇÃO,ANTES LEVAVAMOS DIAS FAZENDO UMA PESQUISA E HOJE SE FAZ EM QUESTÃO DE MINUTOS,E ISSO É MUITO IMPORTANTE PARA A DINÂMICA DA EDUCAÇÃO.SO QUE ESSA INFORMAÇÃO E ESSA FERRAMENTA ,SO NOS AJUDA SE SOUBER SE USADA.TANTO OS EDUCANDOS QUANTO OS EDUCADORES TEM QUE TER DOMINIO DESSA NOVA ARMA DA EDUCAÇÃO,NÃO ADIANTA COPIA/COLAR,TEM QUE SE LER, QUESTIONAR,INTERPRETAR,PORQUE A INTERNET É PARA AGILIZAR,MAS OS PRINCIPAIS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO TEM QUE CONTINUAR ESTUDAR ,QUESTINAR,INTERPRETAR É ISSO QUE FAZ PESSOAS PENSANTES E NÃO PESSOAS QUE SO REPRODUZEM O QUE LEEM OU O QUE ESCUTAM.O MUNDO SE FAZ DE PERGUNTA E NÃO SO DE RESPOSTAS.

    ResponderExcluir
  15. Keetherine e Danúbia (6 período de Espanhol)

    Entendemos que a tecnologia é essencial no processo ensino-aprendizagem, tanto para o professor como também para o aluno.
    Através da internet é possível ampliar os conhecimentos de vários assuntos, especialmente das diferentes realidades do mundo em que vivemos. Hoje é possível saber o que acontece do outro lado do mundo em questão de segundos... isso é fundamental para o professor, que deve estar antenado a tudo que acontece e, também ao aluno, que está tendo acesso mais rápido as notícias.

    ResponderExcluir
  16. É sabido por todos que atualmente as novas tecnologias são uma ferramenta no processo de ensino aprendizagem. Podem ser usadas para dinamizar a prática didática e introduzir o conceito de "aprender fazendo". Com elas o aluno pode interagir com a sua realidade e dar significado ao objeto de estudo proposto.
    Entretanto, essa questão faz surgir um novo paradigma, pois se por um lado é notório a utilidade dessas tecnologias na aprendizagem, por outro nos confrontamos com o despreparo do professor e dos alunos em lidar com essas ferramentas. O professor em muitos casos não domina essa ferramenta e portanto não a utiliza de forma proveitosa, e o aluno não sabe fazer um uso apropriado dos recursos que tem à sua disposição.
    A questão primordial é que devemos como educadores buscar conhecimento para o uso desse recurso e incorporá-la em nossa prática didática.
    Comentário postado por André Villar - Licenciatura em Matemática.

    ResponderExcluir
  17. MARCOS VINICIUS E ZULEIDE - GEO1 de março de 2010 às 16:31

    A tecnologia vem como um aparato facilitador do sistema capitalista informacional. Porém nem todos estão inclusos ou integrados com a mesma. A tecnologia também é um segregador social, pois para estar incluso nas técnicas terão que haver, valores monetários embutidos nas técnicas.

    No ensino a informação vem como aparato instantâneo, ora com um valor acumulado, ora sem valor. Cabe aos profissionais direcionar tais informações com criticidade. Pois muitas informações estão carregadas de ideologias e alienações das classes dominantes.

    ResponderExcluir
  18. Cintia Ribeiro e Larissa Mello
    Letras - Inglês


    A tecnologia representou uma verdadeira revolução no campo do conhecimento e com o advento da era digital conseguimos adquirir muito mais conhecimento, armazená-lo e por fim desenvolvê-lo. Para a Educação isso é extremamente importante, pois temos alunos que atualmente querem cada vez mais informações e formas diferentes de aprendizagem. Por isso devemos utilizar a tecnologia aliada a Educação, mas é necessário ressaltar que toda essa técnica deve ser bem trabalhada pelos profissionais, ou seja, esses devem estar preparados para lidar com uma imensidão de conhecimentos.

    ResponderExcluir
  19. Na verdade o texto é esclarecedor,caracteriza a sociedade atual em que vivemos,trazendo uma nova realidade que outrora era dificil de acreditar,hoje as informações são passada a tempo real nao havendo mais fronteirasgraças a tecnologia,mas como o proprio texto salienta a mão de obra qualificada e preparada para lidar com tal tecnologia ainda esta escassa,visto que poucos tem o dominio ou melhor o conhecimento necessario para utiliza-los.

    Vagner dos Santos e Elayne Rosa

    ResponderExcluir
  20. O texto reflete a realidade atual, que impõe era digital. Onde temos muito assesso a informaçoes mas a necessidade nao e mais armazena las na memoria e sim a saber ter assesso as tecnologias de qualidade.

    ResponderExcluir
  21. Rita e Cristina 6º período de letras/literatura.
    O texto, cita a realidade tecnologica,na qual temos que nos adaptar, dito que a comunicação oral está ultrapassada.Precisamos acompanhar a evolução da educação do século XXI, que é sinônimo de informatização.

    ResponderExcluir
  22. Entendemos que a tecnologia ajudou muito no armazenamento de informações, pois com acumulo de conhecimentos a escrita passou a ser ultrapassada em alguns momentos de nossa vida.
    Com a informatização o acumulo que geraria em livros e etc foi substituido pelo armazenamento digital.
    Suelen Letras e literatura

    ResponderExcluir
  23. A tecnologia é necessária para a educação , já que essa nova era exige de nós acesso rápido e eficaz a diferentes informações e conhecimentos múltiplos. Alice e Gilssara

    ResponderExcluir
  24. O tema em questão está realmente muito bem colocado, pois a sociedade humana passou por muitas dificuldades exatamente porque, até o atingimento da tecnologia em que ora vivemos, passou-se muito tempo, o que hoje já não ocorre, em termos de evolução tecnológica.
    Resta treinar os educadores atuais para desemvolver tais técnicas, para que não se
    percam todos os avanços conquistados. Este é o grande desafio que a sociedade tem que enfrentar doravante. Temos que acreditar no bom uso para uma sociedade melhor.

    Evandro e Juliana (Matemática)

    ResponderExcluir
  25. Cristiano Silveira e Rodrigo Monteiro - 6º Matemática1 de março de 2010 às 18:31

    Não há dúvidas de que a era digital só vem a acrescentar novas perspectivas de ensino-aprendizagem. O avanço tecnológico aliado à educação contribui significamente para a obtenção do conhecimento. Porém, não basta a ferramenta, é necessário saber usá-la. No mundo cada vez mais globalizado, faz-se necessário o uso da informática de forma responsável e consiênte para que não se forme uma geração de meros "copiadores de informação", mas sim que saibam pesquisar e selecionar o que realmente contribui em sua formação.

    ResponderExcluir
  26. DENTRO DA PESPECTIVA DO INTER-RELACIONAMENTO,EDUCAÇÃO-SOCIEDADE-TRABALHO, A TECNOLOGIA EXERCE PAPEL FUNDAMENTAL. A PROPIA NECESSIDADE DE NOS ADAPTAR-MOS AO MODÙS-VIVENDUS ATUAL(CIENTIFICO-INFORMACIONAL)A TECNOLOGIA NA ÁREA DA EDUCAÇÃO DESPONTA COMO DIFERENCIAL CAPAZ DE DAR O SUPORTE NECESSÁRIO NO CAMPO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO. COMO GRADUANDO EM GEOGRAFIA,PENSO SER DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA A INCLUSÃO NA GRADE CURRÍCULAR A DISCIPLINA DE INFORMATICA, COM A FINALIDADE DE DAR AO PROFESSOR RECEM-FORMADO UM SUPORTE MAIOR EM SUA FORMAÇÃO ACADEMICA.

    (ROBERTO DOS SANTOS, SEXTO PERÍODO GEOGRAFIA, FERLAGOS)

    ResponderExcluir
  27. As necessidades da sociedade atual se modificam com o passar dos anos, e a escola precisa acompanhar toda essa mudança. Estamos na era digital, logo, a escola não pode ser arcaica, e a tecnologia precisa estar inserida em ambiente escolar. Para tal, é de suma importância a capacitação dos atuais e futuros profissonais da educação, além de todo um investimento em equipamentos.Educar é um desafio, Aprender tem que ser prazeroso, e melhor será se o educador possuir em suas mãos ferramentas tecnológicas atuais que auxiliem seu trabalho.
    (Juiana N. S. Galiotto - 6º período Biologia - Ferlagos.

    ResponderExcluir
  28. Com o avanço da sociedade cada vez mais a humanidade precisa de ferramentas para ajudar no dia a dia. A informação que antes era pequena, atualmente é astronômica e cada dia que passa so aumenta.Atualmente nos vivemos na era digital,e é cada vez mais necessario que todos consigam usar a informatica para facilitar as nossas vidas.
    Tiago Furriel Beranger 6º Periodo Matemática.

    ResponderExcluir
  29. O avanço das novas tecnologias trouxe inúmeros benefícios ao homem especialmente na área educacional onde podemos observar como a informação é transmitida de uma forma mais abrangente e rápida.Devemos perceber, porém, que toda essa tecnologia deve ser utilizada de uma forma consciente e organizada(através de planejamentos escolares, treinamentos dos educadores...)para que venha a contribuir e não dificultar a aquisição do conhecimento.
    Juliana Bastos e Roberta Mendonça.
    6ºPeríodo- Matemática.

    ResponderExcluir
  30. A sociedade, mudou muito com o tempo.Não apenas evoluímos na aparencia física, mas também na intelectualidade como vimos no texto.Deixamos de trocar experiências,aprendizagem, na beira de uma fogueira e, passamos à escreve-las em forma de livros, entre outros. Uma forma mais segura de manter os conteudos, para gerações futuras.Com o início da computação,internet, as coisas ficaram muito mais fáceis.Pois nunca em todos os tempos, havia uma forma de se comunicar,pesquisar, tão facio como a que a internet nos proporcionou e, proporciona até hoje.

    ResponderExcluir