quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A sala de aula se expandiu. E agora?

A sala de aula se expandiu. E agora?

A seguir, temos um texto retirado do site http://www.educacao.rj.gov.br/ sobre a importância das redes sociais e como elas podem úteis na aprendizagem de nossos alunos.

Desde Alexandria, o sonho da biblioteca universal faz parte da imaginação ocidental. A ambição de uma biblioteca que reunisse todos os textos e todos os livros levou a uma intensa frustração. Com o texto eletrônico, a biblioteca universal se torna imaginável. E com ela todas as transformações do ensino. Frente ao sucesso do MSN e do Orkut, entre jovens e adultos, como os professores devem se posicionar? Como será a sala de aula do futuro? Se um cidadão do século passado nos fizesse uma visita, ele diria que a sala de aula mudou?Para o consultor de planejamento estratégico de informação e professor, Carlos Nepomuceno, a resposta seria não. “Tivemos o Paulo Freire e o Anísio Teixeira que tentaram criar uma escola diferenciada. Mas basicamente, a escola é a mesma desde 1700. Os professores veem as novas tendências e dizem que a escola sempre foi isso e não é agora que vai mudar”.

Para contrapor a opinião do consultor, um exemplo prático: você! Bastou digitar www.conexaoprofessor.rj.gov.br para entrar no mundo virtual em que a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro vem investindo para levar informação e ajudar na mudança de comportamento de alunos e professores. Mas sabemos que ainda não são todos que resolveram aderir aos tempos virtuais. Por isso, professor, compartilhe essa experiência com outros colegas e faça um convite para eles deixarem os conceitos pré-estabelecidos de lado... Para tornar a tecnologia uma ferramenta rotineira nas escolas, a Secretaria de Educação está distribuindo notebooks aos professores e investindo em Laboratórios de Informática. Ah, e fique de olho nos cursos de capacitação que a Secretaria oferece. A ideia não é complicar, e sim facilitar o seu dia a dia em sala de aula. Mesmo com todas essas iniciativas, especialistas dizem que o meio educativo ainda resiste à tecnologia. E todos querem descobrir o porquê. Para quem usar o argumento de que as redes sociais servem somente para distração, mostraremos uma pesquisa encomendada pela IBM em março. O resultado é que as redes ganharam o ambiente corporativo. De acordo com a pesquisa, 36% dos profissionais pretendem diminuir os custos de TI com o uso de ferramentas colaborativas. Então, por que não procuramos os benefícios que podem ser levados às escolas? Você, professor, sabe, melhor do que ninguém, que o papel do educador se transformou com as modernidades que a galerinha leva para a sala de aula. Mas isso não é novidade na história da sociedade. Conceitos de tempo e espaço sempre foram agentes de transformação. De acordo como consultor Carlos Nepomuceno, antigamente, o professor era o detentor do conhecimento. Ele estabelecia com o aluno uma relação de poder. Hoje, o aluno tem a ajuda do Google. Em três segundos, ele encontra um detalhe que o professor não falou. “Na rede digital, o papel dos intermediários se modifica completamente. O professor, o jornalista, o bibliotecário... até o corretor da bolsa. Os usuários têm acesso direto às fontes de informação”, ressalta Nepomuceno. O consultor acredita que o ambiente da rede digital irá transformar a escola. “Acho que estamos começando a construir uma nova escola. E não é porque achamos bacana. E sim porque estudamos a história. Percebemos que a mudança de ambiente informacional necessita de outro tipo de formação das pessoas”. E sugere. “Os professores têm que começar a criar mecanismos de construção conjunta. Eles e os alunos vão criar um conteúdo juntos e interpretá-lo. Os alunos têm que sair da escola com os conceitos fundamentais apreendidos para entender onde as informações se encaixam”. Com as ferramentas adequadas, o aluno pode ser estimulado pela possibilidade de criar e trocar conhecimentos. Ele pode se tornar um agente participativo no processo de aprendizagem. Algumas opções de ferramenta para isso são os wikis e os blogs.De maneira simplificada, o Wiki é uma coleção de muitas páginas interligadas. E cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. Esse conceito e mecanismo é a base da enciclopédia Wikipedia. Que tal sugerir em sala de aula a criação de um wiki sobre história do Brasil? Ou um livro de Machado de Assis? No final do ano, os alunos teriam a sua própria enciclopédia de estudos. É claro que o primeiro movimento deve partir dos professores. Ensinar esse conceito de conteúdo colaborativo e depois usar e abusar de suas funcionalidades. Novidades surgem todos os dias, ao ponto delas deixarem de ser novidade com uma velocidade assustadora. Há possibilidade de prever tendências para o futuro? Carlos Nepomuceno responde. “Antigamente, tínhamos o cavalo, as cartas iam para a Europa de navio. Agora, o caos da informação é tamanho que no futuro dependeremos cada vez mais dos robôs. Nos relacionaremos com os agentes inteligentes. E eles irão filtrar as informações que precisamos.”Pensar em ter uma relação de proximidade com o robô assusta? Então pare e pense no seu dia a dia. É a dica do professor. “Já fazemos isso. Temos anti-spam, por exemplo. Entramos num site e listamos as categorias de notícias que gostaríamos de saber. Ou seja, todo novo ambiente informacional cresce dentro de outro ambiente. O rastro do futuro já pode ser visto hoje”. As paredes das salas de aula começam a ruir, mas ainda restam barreiras que os professores devem vencer. “ Eles devem aprender e usar a web em seu favor”, resume Nepomuceno

2 comentários:

  1. Dulce Lôbo e Marcos Lôbo -Letras/Literatura18 de outubro de 2009 às 19:52

    O professor deve olhar para os avanços tecnológicos como possibilidades para auxiliá-lo em sala. Mesmo que ele tenha resistência a tais avanços não poderá conter que, a cada dia, novas tecnologias apareçam e, o seu isolamento será inevitável, caso não haja da sua parte integração.
    O professor é instrumento no processo de transformação, pois a sua importância é inegável. A máquina jamais irá substituí-lo, porém faz-se necessária a sua flexibilidade diante desse novo cenário tecnológico.
    Cabe aos professores mais habituados com esse contexto informatizado, ajudar os colegas que ainda sofrem com as mudanças já ocorridas e que ocorrerão daqui para frente. Todas as coisas quando usadas para favorecer a sociedade são importantes e não podemos estar na contramão dessa via.
    (Dulce Lôbo e Marcos Lôbo - Letras/Literatura -6º Período - Ferlagos

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  2. A era digital já toma conta do espaço educacional e devemos ver isso com bons olhos.
    A interação entre professor-aluno se estabelece de uma forma positiva com esses meios, pois de uma certa forma, os alunos compartilham o que sabem, o que entendem e o que querem das aulas, dos professores e isso faz com que o professor possa olhar para si mesmo a didática que ele usa.Uma aula que faz uso da tecnologia fica bem mais interessante a um adolescente, pois é o mundo deles.A tecnologia veio para facilitar a vida de todos; cabe cada um usá-la de uma forma que traga benefício a todos.
    Os professores devem ter um contato maior com computadores, data show, projetores, enfim, em suas aulas para que assim as atividades fiquem mais atrativas.As escolas devem investir nisso e alguns professores devem acabar com esse "medo" da tecnologia e fazer bom uso dela.

    (Rafaela e Veronica - 6º Período - Letras/Literatura)

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